ESCOLA MUNICIPAL DALVA DOS ANJOS
PROJETO DIA DAS MÃES
DESENVOLVIMENTO: 02/ 05 a 13/05/2011
DIRETORA: Wany PEDAGOGA: Maria Evaneide
JUSTIFICATIVA
Este projeto tem como finalidade homenagear as mães, valorizando o seu papel na vida das crianças. É uma pessoa muito especial que deve ser lembrada não somente neste dia, mas em todos os dias do ano. Demonstrando respeito, obediência, admiração, amor , gratidão e a sua importância em todos os momentos de sua vida.
A escola deverá desenvolver nesse período atividades que possibilitem integrar as diversas áreas do conhecimento promovendo reflexões que permitam novos comportamentos em relação à leitura de mundo de cada educando.
Quando o tema é trabalhado de forma dinâmica , os processos de ensino e de aprendizagem podem se desenvolver com maior interesse por parte dos alunos, possibilitando lhes maior participação e reflexão de forma crítica e democrática. O amor de uma mãe é diariamente novo.
Anna Jarvi
OBJETIVO GERAL: Conhecer a data em que se comemora o dia das mães , promovendo discussões e debates sobre a importância do carinho, respeito e gratidão pelas suas mães, não somente nesse dia das mães, mas também por toda a vida.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Conhecer valores importantes da relação mãe/filho;
- Desenvolver as habilidades reflexivas e artísticas;
- Ouvir diferentes informações sobre as mães;
- Comparar os vários tipos de trabalhos desenvolvidos pelas mães nos dias de hoje;
- Reconhecer que cada mãe ama e expressa esse amor à sua maneira;
- Desenvolver a atenção e a participação nas atividades;
- Expor mural com fotos das mães;
- Representar a figura da mãe, através de gestos, desenhos ou relatos;
- Reconhecer as preferências da mãe: comida, diversão, programa de TV, esporte, etc
- Despertar o desejo de oferecer uma lembrancinha em sinal de amor e carinho.
CONTEÚDOS
Linguagem oral e escrita:
- Leitura de poemas, quadrinhas, mensagens, etc;
- Ouvir músicas, histórias e brincadeiras
- Entrevistas
- Montagem de um livro ou álbum;
- Explorar a letra M, através de poesias, musicas , quadrinhas, etc;
- Receita da mamãe, com o versinho:¨ A MAMÃE NA COZINHA FAZ COMIDA GOSTOSINHA.
DOCES, TORTAS, SALGADINHOS, ARROZ, FEIJÃO E SALADINHA.
Matemática
- Numero e quantidade;
- Quantidade:pouco/muito;
- Tamanho: curto/comprido, grande/pequeno;
- Cores primarias e secundárias;
- Figuras geométricas;
- Textura: áspero /liso;
Obs: trabalhar com atividades concretas e brincadeira. ( macaco disse, boca de forno, mamãe posso ir,etc).
Natureza e sociedade:
- Data comemorativa: dia das mães;
- Álbum das preferências;
- Higiene: cuidada das mães para com os filhos;
- Órgãos dos sentidos: paladar, visão, audição,tato,olfato.( brincadeiras).
Artes:
- Confecção de fantoches, cartões , pinturas, buquê de flores, e outras lembrancinhas.
Avaliação
A avaliação será feita constantemente, no desenvolvimento do projeto, observando a participação dos alunos, linguagem oral e manifestação de criatividade.
Culminância:
- Exposição dos trabalhos
- Confecção de lembrancinhas para as mães;
- Festa das mães
- Eleição da mais bonita;
- outdoor
BRINCADEIRA: MAMÃE POSSO IR?
Uma criança ou a professora é escolhida para ser a mãe e as outras serão filhas.
De uma distância é estabelecido o seguinte diálogo:
- Mamãe, posso ir?
- Pode
- Quantos passos?
- Três de elefante.
Dá três grandes passos em direção à mãe.
Outra criança repete.
- Mamãe, posso ir?
- Pode.
- Quantos passos?
- Dois de cabrito.
Dá dois passos médios em direção à mãe.
De uma distância é estabelecido o seguinte diálogo:
- Mamãe, posso ir?
- Pode
- Quantos passos?
- Três de elefante.
Dá três grandes passos em direção à mãe.
Outra criança repete.
- Mamãe, posso ir?
- Pode.
- Quantos passos?
- Dois de cabrito.
Dá dois passos médios em direção à mãe.
- Mamãe, posso ir?
- Pode.
- Quantos passos?
- Quatro de formiga.
Quatro passos diminuídos à frente.
- Pode.
- Quantos passos?
- Quatro de formiga.
Quatro passos diminuídos à frente.
A primeira das filhas que atingir a mãe assume o posto.
· Imitar a mãe, brincar de ser mamãe, fingir que está ligando para a mãe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário