segunda-feira, 2 de maio de 2011

Trabalhando textos na sala de aula



Gostei muito dessa aula, pois desenvolve algumas capacidades de leitura, porém acrescentaria uma recitação da turma dos poemas, onde gravaria em CD ou DVD para uma apreciação da familia e dos próprios colegas. Nas minhas turmas meus trabalhos são registrados com retorno , como exemplos: os temas trabalhados sempre procuro a interação familiar, pesquisa, fotos,trabalhos,exposição de algumas atividades , etc

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver disposições favoráveis para  a leitura.
  •   Antecipar conteúdos e confirmar (ou não) as hipóteses.
  •   Adquirir conhecimento sobre autores e suas obras.
  • Interpretar texto através de desenhos ou oralidade
VEJA COMO TRABALHAR NA INTEGRA ESSES TEXTOS:A CAIXA MÁGICA: ANTECIPAÇÃO DE CONTEÚDOS DE LEITURA. ENCONTRADO NO PORTAL DO PROFESSOR.

A caixa mágica de surpresa
Elias José 



UM LIVRO
É UMA BELEZA,
É CAIXA MÁGICA
SÓ DE SURPRESA  
UM LIVRO P
ARECE MUDO,
MAS NELE A GENTE
 DESCOBRE TUDO
UM LIVRO
TEM ASAS
 LONGAS E LEVES
QUE, DE REPENTE,
 LEVAM A GENTE
LONGE, LONGE
UM LIVRO
É PARQUE DE DIVERSÕES
CHEIO DE SONHOS COLORIDOS,
CHEIO DE DOCES SORTIDOS
 CHEIO DE LUZES E BALÕES
UM LIVRO
É UMA FLORESTA
COM FOLHAS E FLORES
E BICHOS E CORES
É MESMO UMA FESTA,
 UM BAÚ DE FEITICEIRO,
UM NAVIO PIRATA NO MAR,
UM FOGUETE PERDIDO NO AR,
É AMIGO E COMPANHEIRO.


Brincando de não-me-olhe
Elias José (Livro: Namorinho no Portão – Editora Moderna)
Não me olhe de lado
Que eu não sou melado.
Não me olhe de banda
Que eu não sou quitanda.
Não me olhe de frente …...

Nenhum comentário:

Postar um comentário